Massagem, conheça esta arte!

Massagem, conheça esta arte!

A massagem é um conhecimento humano muito antigo. Diversas civilizações da história antiga já praticavam essa técnica, segundo relatos escritos dessa época. Massagens diárias usando óleo de oliva era um dos rituais de beleza das esposas de Xerxes. Nos anos 60 e 70 os hippies usavam a massagem entre outras técnicas para cuidar da mente e do corpo. No mundo contemporâneo a massagem tem muitos adeptos e é considerada pelos médicos e pesquisadores bastante benéfica ao corpo.

Ela pode ser aplicada por qualquer pessoa, a não ser que tenha como objetivo tratar alguma lesão muscular. Neste caso, precisamos tomar muito cuidado, pois uma massagem feita em uma região lesionada por uma pessoa amadora pode piorar a situação e causar um dano ao corpo.

Massagem e os seus benefícios

A circulação sanguínea pode ser aumentada por meios de massagens. O toque na pele relaxa os músculos, facilitando o corpo a transportar o sangue. Consequentemente, a quantidade de sangue venoso bombeado para o coração pode ser aumentada, fazendo nosso sistema circulatório muito mais saudável.

Uma sessão pode contribuir muito na circulação linfática. O sistema linfático é o responsável pela fluidez de líquidos através do corpo. A massagem ajuda a relaxar os músculos e contribui para a circulação linfática assim como para a sanguínea.

De uma maneira geral, a massagem ajuda no funcionamento do corpo e provoca um estado de relaxamento, que é muito importante em uma época em que nós corremos o tempo todo. Com essa melhora do funcionamento corporal a massagem tem uma importante contribuição na recuperação da saúde do paciente.

A massagem pode também ajudar muito no combate ao estresse. Se você vive uma vida agitada e está sempre correndo, a massagem pode ser um ótimo remédio, pois ajuda o corpo e a mente a relaxar e se liberar do estresse do dia-a-dia.

Massagem e os seus efeitos

No caso de uma simples massagem para relaxar, o importante é que a pessoa que esteja recebendo a massagem se sinta confortável. A massagem pode provocar efeitos relaxantes na mente que dão uma sensação de prazer enorme para quem recebe, por isso esta técnica é bastante popular e todo mundo gosta.

Profissional de massagem

A massagem aplicada por um profissional pode ter diversos fins, e é este o objetivo da massoterapia, ajudar o corpo através de técnicas de massagens que sirvam de tratamento alternativo a remédios químicos.

A massoterapia pode ter diversos fins medicinais, utilizando a massagem para ajudar a combater problemas diversos no nosso corpo.

Sendo uma massagem profissional ou um simples carinho, devemos aproveitar esta técnica tão benéfica e prazerosa que temos a nossa disposição. Aproveite e peça uma massagem para alguém hoje mesmo.

Para saber mais sobre técnicas de massagem e massoterapia, você pode ler os artigos abaixo.

Massoterapia

A massoterapia é a técnica de utilizar da massagem para trazer benefícios ao corpo e a mente. Apesar de a medicina ocidental estar bastante difundida, as técnicas alternativas de terapias continuam a mostrar que nada substitui os tratamentos naturais na hora de cuidar do nosso corpo.

A massoterapia é a técnica de utilizar da massagem para trazer benefícios ao corpo e a mente. Apesar de a medicina ocidental estar bastante difundida, as técnicas alternativas de terapias continuam a mostrar que nada substitui os tratamentos naturais na hora de cuidar do nosso corpo.

Com seu uso cada vez mais popular, a massoterapia pode ajudar em diversos problemas do ser humano. A massoterapia pode combater o estresse, pois suas técnicas fazem o corpo relaxar, e a mente libera todos os problemas que nós juntamos no nosso dia-a-dia. O estresse é atribuído como a causa de diversas doenças, por isso é importante nós combatermos esse problema, e a massagem terapêutica ajuda muito.

Atividades físicas podem ser complementadas com a massoterapia. Quando fizemos atividades físicas, e até na nossa vida diária, nossos músculos ficam tensos. A massoterapia nos ajuda a relaxar estes músculos, melhorando o seu funcionamento e contribuindo para uma melhor circulação do sangue, entre outros fatores.

A massoterapia vem ganhando popularidade mundo afora nos últimos tempos. Nos EUA a massagem passou a ganhar popularidade no século XIX. Quando a medicina passou a obter grandes avanços, no século XX, a massoterapia perdeu sua popularidade, voltando a ser importante na cultura ocidental na década de 70.

Existem diversos tipos de técnicas de massoterapia. Existe uma técnica que melhor se encaixa em cada caso. A escolha da melhor técnica de massagem vai depender do objetivo de cada paciente. Nem todas as técnicas de massagem estão disponíveis em qualquer lugar. As técnicas disponíveis vão depender da clínica de massoterapia e da capacitação dos profissionais que aplicam a massagem.

A massoterapia aumenta a circulação do sangue no corpo e estimula a oxigenação de órgãos e tecidos. Uma técnica complementar de massagens terapêuticas que mostra ótimos resultados é a acupuntura. Esta técnica consiste em inserir agulhas em pontos estratégicos do corpo, liberando energias concentradas e melhorando o equilibro do corpo. A acupuntura é uma técnica chinesa, milenar.

Massagem tailandesa, como surgiu?

A origem desta técnica de massagem remonta à época de Budha. Um médico contemporâneo de Budha chamado Dr. Jivaka Kumar Bhaccha, que é venerado na Tailândia como o pai da medicina, recebe os méritos pela criação da massagem tailandesa. Com a expansão do budismo esta técnica se difundiu mundo afora, chegando até ocidente.

A massagem tailandesa utiliza de uma teoria oriental de fluidez de energia através do corpo via canais energéticos. O corpo físico, segundo esta teoria é o meio que utilizamos para balancear a energia e curar os demais corpos. A Thai massagem, como é também chamada, utiliza dos 10 principais canais de energia do nosso corpo.

Se você não conhece ainda a técnica tailandesa, saiba que é diferente de tudo que você já deve ter visto. A Thai utiliza diversas partes do corpo como ferramentas para fazer as manobras da massagem. A massagem tailandesa pode utilizar de pés, mãos, polegares, cotovelos e joelhos para exercer a pressão nos locais indicados.

A técnica tailandesa provoca uma sensação de bem estar no individuo. Como ela é uma atividade onde há bastante interação entre quem aplica e quem recebe, ela gera uma sensação de companheirismo. A Thai massagem libera endorfina no corpo, dando uma sensação de prazer e bem estar.

Não deixe de experimentar uma sessão tailandesa. Você não vai se arrepender. Procure um bom estabelecimento que tenha esta especialidade perto de sua casa e aproveite!

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tipo de massagem, que tem como objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de maneira mais eficiente e saudável. O sistema linfático é responsável pelo recolhimento e transporte de líquidos por nosso corpo, além da remoção das células mortas e bactérias encontradas pelo corpo. A linfa é o líquido que circula no sistema linfático e remove estas impurezas do nosso corpo.

Uma drenagem linfática é aplicada para estimular o funcionamento do sistema linfático, promovendo uma melhor circulação da linfa e por isso fazendo com que o corpo todo fique mais saudável.

Quando o nosso organismo está passando por algum processo de recuperação de alguma infecção, por exemplo, o sistema linfático precisa estar funcionando muito bem, para poder limpar todas as impurezas do corpo. Neste momento a drenagem linfática ajuda muito o paciente, pois estimula a linfa, ajudando a circulação linfática.

Outro caso em que a drenagem linfática pode ajudar bastante é quando o próprio sistema linfático está com problemas de funcionamento. Neste caso, a massagem linfática irá estimular a circulação linfática, fazendo com que o sistema linfático volte a trabalhar eficientemente.

Para realizar a drenagem linfática, deve se procurar uma clínica adequada, onde o profissional que aplicará a sessão tenha conhecimentos técnicos e seja especialista na área. A drenagem linfática é aplicada em sessões, em cada caso o médico ou o especialista saberá indicar quantas sessões são adequadas. O preço das sessões pode variar entre R$50,00 e R$150,00, dependendo da clínica e da cidade em questão.

A drenagem linfática pode ser de grande ajuda como aliada a tratamentos médicos para determinadas doenças, ou em casos em que ela seja eficiente. O importante é sempre ter um acompanhamento médico, não tomando decisões sobre qual tratamento utilizar sem a ajuda de um especialista.