O que é um e-commerce?

O que é um e-commerce?

Hoje em dia todas as pessoas permanecem conectadas o tempo inteiro. Dessa forma, a internet é utilizada para diferentes finalidades, entre elas o e-commerce: mas afinal, o que é um e-commerce.

As diferentes facilidades proporcionadas pelas transações via web fizeram com que muitos empreendedores descobrissem o potencial dessa ferramenta para vender serviços produtos e serviços.

E é nesse cenário que acontece o e-commerce. Nesse artigo vamos explicar exatamente o que é um e-commerce, como ele funciona e quais são as vantagens de manter um negócio através da internet.

O que é um e-commerce? Para que serve e como funciona?

O seu sonho sempre foi trabalhar em casa, controlando o seu próprio horário, e sem depender da aprovação de chefes e supervisores? Pois talvez a solução para você seja justamente montar um e-commerce.

Esse termo, tão conhecido e tão utilizado, significa “comércio eletrônico”, e refere-se às transações de compra e venda que acontecem exclusivamente através da internet. Por exemplo, uma loja virtual.

Através de um dispositivo conectado a internet, uma pessoa pode realizar diferentes operações: pagamento de contas, compras de roupas, brinquedos, passagens aéreas ou até mesmo de cursos extensivos.

Qualquer uma dessas transações, que envolve um produto e um serviço negociado através da web faz parte de um sistema de e-commerce.

Descubra aqui quem pode ter um e-commerce, e quais são as vantagens desse tipo de empreendimento

Agora que você já entendeu o que é um e-commerce, deve estar pensando que esse tipo de aposta se limita apenas as grandes marcas. Mas não é assim que funciona.

Um dos alicerces que garantem o imenso sucesso desse formato de venda é justamente o fato de que ele pode ser aplicado por qualquer pessoa. Isso mesmo! Qualquer pessoa.

Se você tem uma ótima ideia, é artesão ou mesmo revendedor de algum serviço/ produto, pode criar uma loja na internet para expandir os seus negócios. Com isso, o e-commerce ajudou a gerar milhares de novos empresário ao redor do mundo, que descobriram na internet um terreno amplo e fértil para trabalhar.

Veja abaixo as principais vantagens desse tipo de empreendimento, e perceba porque você também deve pensar em iniciar uma loja virtual:

Baixo custo:

O principal e mais importante atrativo desse tipo de comércio é o baixo custo para investimento inicial. Diferente de uma loja física, que exige que você tenha um grande valor para abrir as portas, o e-commerce é barato e fácil de começar.

Flexibilidade de tempo:

Outra grande vantagem diz respeito a flexibilidade de seu tempo. Trabalhando com vendas através da internet você poderá administrar os seus horários conforme necessário. Assim, você tem muito mais liberdade e muito mais qualidade de vida.

Diferenças entre e-commerce e loja física: entenda aqui o que muda de um para outro

Você já pode perceber até aqui que o e-commerce é um bom negócio, afinal, exige pouco investimento e lhe proporciona uma maior liberdade de agenda. Mas quais são as principais diferenças entre e-commerce e loja física?

A maior diferença entre esses dois formatos de comércio é o fato de que durante a compra pela internet o cliente não tem a possibilidade de pegar o produto nas mãos, e não dispõe do atendimento presencial de um vendedor.

Com isso, é extremamente importante que a loja seja muito clara quanto às características físicas e funcionais do produto, contenha fotos que condizem com a realidade do que é oferecido, e seja extremamente clara nas informações.

Também é importante que o site ofereça segurança para que as transações financeiras sejam realizadas, sem colocar em risco os dados dos clientes, além de garantir que seja fácil de navegar e que as informações estejam bem distribuídas pela página.

O e-commerce é um sistema que tem evoluído constantemente, e para o qual é previsto um excelente futuro. Com previsões tão positivas, é de se esperar que cada vez mais pessoas apostem nesse tipo de serviço como uma forma de aumentar a renda, ou mesmo mudar definitivamente de ramo.

Se você também gostaria de trabalhar pela internet, começar um e-commerce pode ser uma ótima opção para que você consiga investir pouco e obter lucro com certa rapidez.

Agora que você já sabe o que é um e-commerce, pense em um modelo de loja que gostaria de oferecer, e se prepare para mudar o seu futuro.